Série Transição de Carreira – Artigo 3 – Impactos da transição de carreira

Quando a transição de carreira não foi planejada e/ou a sua empresa está passando por um momento de crise, é comum que aconteçam as demissões, principalmente dos colaboradores com altos postos de gestão e que construíram uma carreira de longos anos na mesma empresa.

Esta ruptura inesperada normalmente causa um impacto, que leva algum tempo para ser processado e assimilado.

Abaixo o gráfico mostra a curva da mudança, com as etapas que são comuns que ocorram. O tempo da transição varia de pessoa para pessoa e as etapas não são lineares, mas todas são importantes. Para uns pode levar de 3 a 6 meses, para outras menos ou mais tempo, não tem uma regra. Da mesma forma para algumas pessoas as etapas podem acontecer noutra sequência e para outras podem se repetir, devido a idas e vindas dos sentimentos até a curva se completar. Se tiver um planejamento financeiro para aproveitar a oportunidade e fazer a melhor escolha possível, aproveite!

Entendendo a curva da transição: no primeiro momento existe uma ansiedade pelo novo, o desconhecido, em seguida vem uma euforia e felicidade com a mudança: “ Algo novo aconteceu!” “Estou livre! “ Depois aparecem algumas dúvidas como: E agora, o que vai acontecer? Eu fiz isso mesmo? E se não tivesse feito? Será que poderia ter feito algo diferente? Nada mudou! Quem eu sou? O que eu fui fazer? Desisto, isto não funciona pra mim… Talvez venha uma fase depressiva, de hostilidade, de desilusão, raiva e de não saber como vai sair desta. Após isto, a pessoa gradualmente começa a vislumbrar alguns caminhos a explorar que fazem sentido e brilham os olhos. Dai por diante é possível que mude o ângulo de visão e passe a enxergar que, o que achava ruim e foi sofrido passe a trazer oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal que nem imaginava.

 

Com o suporte de um bom professional, da área de Coaching & Mentoring, é possível superar estas fases de forma produtiva, levando ao autoconhecimento e a descoberta e construção de novas possibilidades que se encaixam ao perfil e propósito da pessoa.

Boa reflexão!

Elisabeth Heinzelmann – Life & Executive Coach