Emoções e Disfarces

O Segundo Eric Berne são 5 as emoções básicas: MARTA – Medo, Alegria, Raiva, Tristeza e Afeto.

Imagine uma vila com 6 casas diferentes, onde em uma delas foi permitido que as pessoas desde que nasceram sentissem todas as emoções e em cada uma das outras, por alguma crença ou cultura da família não foi permitido que sentissem uma das 5 emoções.

Na casa de nr 2, não era permitido sentir alegria, os pais e avós tinham passado por dificuldades e acreditavam que não tinham motivo para serem felizes. Se sentiam culpados quando se percebiam alegres e logo encontravam um motivo para ter medo, tristeza ou se preocuparem. Costumavam dizer para as crianças: “quem ri muito na sexta feira, chora no domingo”. E as risadas enfraqueciam.

Nas casas de nr. 3, 4 e 5 não foi permitido que sentissem respectivamente raiva, tristeza e amor. A raiva era considerada naquela casa um sentimento feio. A tristeza na outra casa desconsiderada pois era perda de tempo e estragava a alegria dos outros. O amor, era desqualificado, na casa nr. 5.Costumavam dizer: pra que sentir amor, um dia a pessoa vai te magoar? Isto só serve para sofrer!

Somente na casa nr. 6 as pessoas tinham permissão e proteção para sentir todas as 5 emoções naturais. Se sentiam alegres, espontâneos e autênticos e enfrentavam bem a vida. Havia espaço para sentirem verdadeiramente o que sentiam, não precisavam usar disfarces para esconder as verdadeiras emoções.

E você? Se pensar na sua vida, o texto acima faz sentido pra você? Em qual das casas você se encaixaria?

Além das frases de proibição citadas, que outras frases ou reações você escutou desde pequeno? Ainda fazem sentido pra você? Que emoções de alguma forma não eram permitidas e lhe foram proibidas de sentir?

Quais as emoções você colocou no lugar para disfarçar o seu reais sentimentos? Quais “máscaras” você utiliza no lugar dos sentimentos que você não se permite?

Todas as emoções são necessarias à saúde fisica e emocional de uma pessoa. É através delas que entramos em contato com nós mesmos e podemos enfrentar , ultrapassar e desfrutar o que a vida oferece. Qualquer ser humano tem o direito de sentir o que sente , mas ATENÇÃO! Isto não lhe dá o direito de agir sem pesar e refletir como sua ação poderá impactar o outro. Todas as pessoas adultas, com autonomia e sem disfunções emocioanis tem condições de escolher o que vão fazer com os seus sentimentos e se responsabilizarem pelas conseqüências

Boa reflexão!