Pensar na transição de carreira e se preparar para ela deve ser algo presente na vida das pessoas. Quando bem planejada, incluindo uma reserva financeira, pode fazer parte de uma boa gestão da carreira ou aposentadoria.
O aumento da expectativa de vida, o alto desenvolvimento da tecnologia, a diversidade das áreas de atuação, a exigência por novas habilidades, o alto dinamismo da vida moderna e a globalização, são fatores que contribuem para que uma pessoa possa ter mais de uma carreira durante a vida, sem esperar que algo inesperado ou a aposentadoria obriguem forçosamente a esta mudança.
Se estiver satisfeito com a área de atuação, mas não com o cargo, uma opção é buscar uma nova atividade dentro da mesma empresa. Se estiver insatisfeito com os dois, uma opção é buscar algo novo. Isto inclui muitas vezes buscar novos conhecimentos e habilidades.
Esteja atento aos sinais emocionais e físicos, como por exemplo, baixa autoestima, problemas de saúde, dificuldade de iniciar o dia, esforço para sair da cama e ir para o trabalho e desmotivação com a atividade profissional, que podem indicar um descontentamento com a situação atual.
O autoconhecimento é um caminho fundamental para iniciar a transição para a sua realização. O suporte de um bom profissional contribui, aprofunda e acelera este processo.
Se você não se conhece não vai saber escolher uma carreira que o realize.
Para fazer a transição de carreira é preciso investir um tempo em você mesmo, ter coragem e sair da zona de conforto, porque fazer sempre a mesma coisa não leva a novos resultados.
Vá em frente e conquiste seus sonhos!
Série Transição de Carreira – Artigo 1
Elisabeth Heinzelmann – Life & Executive Coach