Você sabe o quanto é resiliente? Às vezes, não fazemos ideia, mas creia: certamente, muito! Consegue lembrar de quantas vezes “deu a volta por cima”? Estas lembranças são somente uma pequena amostra desta capacidade…
O termo “resiliência” é relativamente novo na área da saúde, no entanto vem sendo utilizado cada vez mais, quando nos referimos à habilidade que desenvolvemos para superar as dificuldades. A superação aqui mencionada não diz respeito à capacidade de sairmos ilesos – o que poderia ser considerado como invulnerabilidade – mas à capacidade de superação das adversidades. A palavra resiliência foi originalmente usada pela Física e pela Engenharia, em referência a alguns materiais capazes de absorverem um choque sem perderem suas propriedades, portanto materiais resistentes. Podemos, então, de forma simples, definirmos resiliência como a capacidade que temos em nos reequilibrarmos diante dos “choques” (dificuldades) da vida.
Nos animais, vemos a capacidade de adaptação ao meio, em função da sobrevivência. O exemplo da águia é talvez um dos mais belos:
“A águia é uma ave que chega a viver até 70 anos. Mas, para chegar a essa idade, ela tem de tomar uma séria e difícil decisão por volta dos 40 anos. Nessa idade, ela está com as unhas compridas e flexíveis, não conseguindo mais caçar suas presas para se alimentar; seu bico alongado e pontiagudo já está curvo; suas asas estão apontando contra o peito, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas; e voar já está se tornando uma tarefa difícil! Então, a águia só tem duas alternativas: morrer… ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias. Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e recolher-se em um ninho próximo a um paredão, onde ela não necessite voar. Após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico contra a rocha até conseguir arrancá-lo. Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. E somente depois de cinco meses ela sai para seu famoso vôo de renovação. E poderá viver, então, por mais 30 anos.”
Referências:
BELANCIERI, Maria de Fátima; BELUCI, Marli Luiz; SILVA, Daniela Vitti Ribeiro da and GASPARELO, Ederli Aparecida. A resiliência em trabalhadores da área da enfermagem. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2010, vol.27, n.2, pp. 227-233. ISSN 0103-166X.
Curiosidade sobre a águia. Online. Disponível em www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/curiosidade-sobre-a-aguia.html
Tatiana Berta