As emoções são sensações que impactam uma pessoa e são detectadas em segundos pelo cérebro, após um estímulo interno ou externo.
Segundo Eric Berne são 5 as emoções básicas: Medo, Alegria, Raiva, Tristeza e Afeto (cuja sigla é MARTA).
Todas são importantes para a saúde emocional, necessárias à vida humana, perceptíveis e se manifestam espontaneamente no decorrer da vida em diferentes situações.
MEDO
O medo normalmente acontece em situações de perigo e deixa as pessoas em estado de alerta, atentas e cuidadosas para fugir ou lutar. O corpo costuma ficar contraído.
Facetas do medo: timidez, constrangimento, vergonha, ansiedade, desconfiança, repulsa, apavoramento, incredulidade, surpresa, culpa, prudência, indecisão, modéstia.
ALEGRIA
A alegria se apresenta em momentos de satisfação, regojizo e contagia. Aparece o sorriso e a corpo fica descontraído.
Facetas da alegria: alívio, sorriso, animação, interesse, euforia, satisfação, contentamento, confiança, felicidade, interesse, deslumbramento, otimismo, embriaguez, espirituosidade, sensação de paz.
RAIVA
A raiva impulsiona as pessoas a tomarem atitudes e a se posicionarem quando precisam de força para se defender ou ultrapassar obstáculos. O corpo assume uma postura de ataque.
Facetas da raiva: revolta, agressividade, decepção, frustação, indignação, ofensa, hostilidade, ciúme, reclamação, ira, inveja, exasperação, arrogância, agonia, vingança.
TRISTEZA
A tristeza aparece em situações de perda, quando a pessoa paralisa e precisa de um tempo de recuperação. O corpo fica encolhido e curvado e a cabeça pende para frente.
Facetas da tristeza: retração, nostalgia, desespero, desgosto, tédio, solidão, mágoa, isolamento, cansaço, retraimento, quietude, vitimização, depressão melancolia.
AFETO
O afeto induz a uma aproximação física e traz sensações de prazer e proteção. Manifesta-se nas situações de amor maternal, paternal, filial fraternal e romântico.
Facetas do afeto: solidariedade, malícia, comoção, esperança, amor, paixão, deslumbramento, saudade, encabulamento, indiferença, curiosidade, ternura, esperança.
Exercício:
Respire um minuto e pense no que foi significativo para você neste texto.
Como percebe estas emoções em você? E nas pessoas à sua volta? Em que situações elas lhe acontecem? Na sua família, quais são as emoções aceitas e permitidas? Com qual delas você se sente mais desconfortável?
Boa reflexão!
*Sugestão sobre o tema– Filme – DIVERTIDAMENTE (Disney/Pixar)