Aprendizagem da Inteligência Social

Quando uma empresa global estudou seus funcionários de nível mais elevado, descobriu que os talentos da inteligência emocional que fizeram deles executivos notáveis foram desenvolvidos desde cedo, seja por percepção e iniciativa própria, seja na família ou escola. As capacidades de inteligência emocional começam nos primeiros anos e se desenvolvem naturalmente no decorrer da vida. Se precisamos melhorar em uma coisa ou outra, podemos fazer a qualquer tempo, mas porque não oferecer isso desde cedo?

Em escolas na Europa e EUA já se ensina nas escolas desde cedo até o ensino médio a “Aprendizagem Social/Emocional” – ou seja SEL, programas escolares que ensinam todo o espectro das capacidades de inteligência emocional.

O cérebro é o último órgão do corpo a amadurecer, e se percebem diferenças ano a ano numa criança. Mas há dois estágios importantes no crescimento do cérebro, dos 5 aos 7 anos, quando as crianças ficam mais capazes de controlar seus impulsos de coordenar seus esforços imaginativos e são mais “bem-comportadas”. O segundo estágio é na puberdade, quando o cérebro atravessa uma “moldagem” perdendo neurônios que não são muito utilizados e nesta fase as crianças ficam menos criativas.

Existem  pesquisas neste assunto e alguns exemplos bem sucedidos. Numa escola média na periferia dia EUA, com mau comportamento, muita delinquência e crimes juvenis, utilizam o símbolo do semáforo colado na parede com as cores vermelha, amarelo e verde e diz assim: “quando começarem a ficar irritados lembre-se do semáforo.

Luz vermelha PARE! É a inibição do comportamento. ACALME-SE! Mostra que você pode mudar seu estado para melhor. “Pense antes de agir.” É a lição crítica: você não pode escolher o que vai sentir, mas pode escolher o que vai fazer com o que está sentindo. Respire, pense no que aconteceu e no que está sentindo.

Depois a luz amarela ATENÇÃO!

Quais as possibilidades de resolver  a situação? Qual a melhor alternativa? Será que vai funcionar?

Luz verde, hora de IR EM FRENTE, agir. Dentre as possibilidades encontradas, qual a melhor alternativa? Funcionou?

Isto é incutido nas crianças e dá resultado. O vice-diretor desta escola disse que o programa SEL (Social & Emocional Larning ) começou há alguns anos e o número de alunos que é enviado para casa por causa de brigas diminuiu muito.

O psicólogo Roger Weissberg observou duzentos programas SEL, comparando com escolas que não tem, envolvendo 270 mil estudantes e descobriu que com o programa o mau comportamento melhora em 10% e que o comportamento pró- social, gostar da escola, frequência, prestar atenção nas aulas, melhora em 10%. Além disso o resultado dos testes acadêmicos nestas escolas melhora 11%. Porque? Provavelmente seja porque causas de estresse como, irritação, aborrecimento, angústia, ansiedade leva a pessoa a ter uma capacidade diminuída de prestar atenção no que o professor está dizendo, do contrário a capacidade de atenção para absorver conhecimentos, aprender a conviver melhor com outras criancas e perceber seus sentimentos aumenta. Isto faz com que você seja um melhor aprendiz.

O que este exemplo do semáforo nos ensina?

Podemos traçar um paralelo utilizando esta imagem (do semáforo) no cotidiano. Que tal se cada um tivesse um semáforo imaginário para regular suas atitudes como é feito nesta escola, prestando atenção.  Quando estiver ficando irritado pensar na luz vermelha, PARAR e seguir os próximos comportamentos pensando na sequência do significado do amarelo e do verde. 

Experimente fazer este exercício da próxima vez que se sentir irritado e seguir o impulso de passar direto para a ação sem refletir seus sentimentos e atitudes. Funcionou?

 

Boa reflexão!

Fonte: O cérebro e a Inteligência Emocional- Novas perspectivas, Daniel Golemann ph.D. – Ed. Objetiva, 2011

Escrito por Elisabeth Heinzelmann – Coach de Vida & Carreira, Mentora de Coches, Analista Transacional Organizacional e Interculturalista.