A arte de delegar

A arte de delegar

Dentro dos temas comuns dos clientes, um deles é delegar.

Quando uma pessoa é promovida, assume um cargo de liderança, assume mais uma função, ou um empreendedor que trabalha sozinho contrata funcionários , uma das novas atribuições é delegar, pois enquanto continua a fazer o que fazia antes vai deixar de fazer o que precisa fazer agora, que é desenvolver a equipe e se ocupar de outras atribuições.

Isto demanda um tempo e esforço do líder, mas é necessário para ter uma equipe colaborativa, integrada e empoderada.

Cuidado! Existe um diferença entre DeLARGAR (alto risco) e Delegar (responsabilidade).

Veja abaixo:

Importante aceitar que as pessoas que vão se encarregar das atividades a serem desenvolvidas, vão fazer diferente de você, e este diferente inclui resultado melhor.

Delegar não é nada mais do que fazer um contrato onde você como gestor continua sendo o responsável pelo resultado final da sua equipe. Importante manter uma clima de desenvolvimento e aprendizagem. Os erros fazem parte to crescimento.

Passos:

  1. Defina o que pode ser delegado.
  2. Conheça o perfil de sua equipe, os pontos fortes e os pontos fracos de cada um.
  3. Escollha as pessoas que têm o perfil para a atribuição. Tenha confiança, e escolha pessoas diferentes para atividades diferentes, dê chances.
  4. Explique e negocie a atribuição, como num contrato: alinhe o que é preciso, explique como era realizado e verificque como a pessoa pode contribuir, de acordo com suas competências para ter o mesmo resultado ou melhor. Muitas vezes, se a equipe é pequena é possível fazer isso durante uma reunião, quando as pessoas podem se responsabilizar espontâneamente por aquilo que se sentem capazes de executar.
  5. Confie na criatividade, esteja aberto a sugestões.. A mesma atividade pode ser feita de várias maneiras, não somente de uma, considerando que tenha o resultado esperado, podendo até superar. As pessoas se dedicam quando podem trabalhar com autonomia e contribuir com idéias.
  6. Contrate o prazo, custo e qualidade e esteja seguro que está claro para as todas as partes envolvidas. Pergunte!
  7. Acompanhe a execução, monitorando, mas deixe a equipe trabalhar. Ficar muito em cima da equipe gera insegurança.
  8. Oriente quando solicitado durante a execução, esteja atendo aos problemas que a equipe não consegue resolver sozinha e aberto para dúvidas e sugestões.
  9. Cobre o resultado no prazo.
  10. Comemore o sucesso, compartilhe o fracasso, dê feedback assertivo do que ficou dentro do esperado e do que precisa ser melhorado.

Quando o líder desenvolve e prepara a equipe, inclusive para sua sucessão, tem uma equipe coesa, confidante, participantiva e empoderada.

Escrito por Elisabeth Heinzelmann – Interculturalista, Coach de Vida & Carreira , Supervisora de Coches e Analista Transacional Organizacional.