Como lidar com as emoções?
Como já mencionado em artigos anteriores, são 5 as emoções básicas, segundo Eric Berne (1910-1970): Medo, Alegria, Raiva, Tristeza e Afeto (MARTA).
As emoções básicas fazem parte do reino animal, a diferença dos seres humanos é que são seres pensantes, podem raciocinar e escolher o que fazer a respeito do que acontece consigo.
Nossas emoções são originadas por descargas químicas na corrente sanguínea, são a primeira reação a um estímulo e levam não mais que 3 ou 4 minutos (Jill Bote Taylor – 2008), após este tempo existe uma reflexão e racionalização do que está acontecendo com nosso corpo. Nossas avós nos mandavam contar até 10, e se aguardarmos uns minutinhos, o que ficará diferente?
Agir no impulso pode ser uma das opções, mas é um dos fatores da raiz de inúmeros conflitos nas organizações. Da próxima vez que o resultado obtido for insatisfatório, o convido a experimentar a fazer diferente.
Quando existir um estímulo externo, ficar atento ao que isto quer dizer, qual é a emoção desencadeada, respirar, prestar atenção no seu corpo e perceber o que “ele te conta”, e não agir no impulso como fazem os animais irracionais. Isto ajuda a nos acalmar e a tomar decisões.
Após esta reflexão, que pode levar de segundos à horas, escolher, com legitimidade, qual atitude tomar que esteja adequada à situação, ao momento e aos seus valores.
Isto me faz lembrar quando participei da formação na SBDG, uma sigla que ficou registrada como dica e faz parte da minha caixa de ferramentas: ERA
Veja figura abaixo.
Emoção é a ponta do iceberg, a primeira coisa que é acionada quando um estímulo nos toca. Agir no impulso, sem pensar a respeito, geralmente pode trazer resultados desastrosos.
Importante então Racionalizar, faz parte da vida adulta e é privilégio dos seres humanos. Pensar a respeito e escolher que atitude tomar.
Ação – agir de acordo com o balanço e a escolha feita.
Emoção – Razão – Ação precisam estar alinhadas de forma que fique confortável tomar uma atitude com assertividade. É particular para cada um.
E como lidar com as emoções do outro? Competência fundamental para pessoas que trabalham numa organização, principalmente líderes.
Como seres relacionais, teremos inevitavelmente que lidar com as emoções das pessoas que nos cercam, como nos impactam e sobre as quais não temos controle.
O que fazer?
O caminho é similar. O primeiro passo é reconhecer, sem julgamentos, qual emoção o outro está demonstrando, pelos sinais do corpo, voz, expressões, atitudes, como isto está impactando em mim e o que me convida a fazer. Este pode ser considerado um tipo de estímulo externo e a questão é: o que escolhemos fazer a respeito do que fazem conosco?
Será necessário, paciência, determinação, abertura de consciência, coragem e prática contínua para chegar a resultados satisfatórios.
Boa reflexão e prática!